History of the Backpack

History of the Backpack

A mochila é hoje em dia um dos acessórios mais utilizados no Mundo. Não só como utensílio, mas cada vez mais como acessório de moda.

Como Nasceu a Mochila

No entanto a história da mochila começa muito antes de todo este sucesso “fashion” e ainda antes do shape mais comum nos dias de hoje, crê-se que a primeira mochila foi inventada na época primitiva para os homens transportarem a sua caça e os instrumentos que necessitavam para a prática da mesma, sendo feita de couro dos animais capturados.

O conceito de mochila tem início nos EUA, onde a revista ”Outing magazine” ensinava os seus leitores a dobrar uma manta de modo a que a pudessem transportar às costas, esta passou por várias fases experimentais e de aperfeiçoamento sobretudo por militares (Que procuravam a melhor forma de transportar os objetos de que necessitavam no dia a dia), ou viajantes que caminhavam bastante.

História da Mochila

No entanto o grande responsável por dar à mochila a imagem e identidade que tem hoje em dia, foi um alpinista chamado Asher “Dick" Kelty que por volta de 1952 com a ajuda da sua mulher começou a fabricar e vender mochilas.
Adicionando certos extras à forma clássica como as alças almofadadas, ou os bolsos e fechos Zip. Nos anos 70 torna-se um fenómeno, com a ajuda do movimento hippie e muitos jovens à procura de novas aventuras e sítios para explorar sentiram a necessidade de equipamentos mais apropriados para esse fim, levou a que outras pessoas começassem também a produzir e investir neste tipo de acessório, criando as suas próprias marcas de mochilas.
Com o sucesso alcançado daí para a frente começaram a ser produzidas mochilas para diversos fins. As mochilas escolares, mochilas de aventura e montanha, ou simplesmente mochilas lifestyle para serem usadas no dia-a-dia.

 

A Mochila no Quotidiano

 

Se repararmos por um dia que seja em quantas pessoas passamos na rua que estão a usar mochila apercebemo-nos da dimensão e importância que este objeto adquiriu nas nossas vidas.
Atualmente utilizam-se todo o tipo de materiais para as fazer: Lona, Nylon, Pele, Veludo. O que faz aumentar os seus preços e também torna-las mais ou menos exclusivas. Hoje em dia ter a tal mochila que está na moda é tanto ou mais importante até que uma peça de roupa.
A Herschel é atualmente uma das marcas de referencia de mochilas sendo que conquistou os seus fãs através do conceito retro ao qual juntou silhuetas funcionais e atrativas. Não se fixando apenas no conceito Lifestyle, criou linhas específicas para quem pretende viajar (Travel), para os amantes das caminhadas pelas montanhas e serras (Trail). Linhas mais resistentes e duradouras (Surplus, Cordura). ou mochilas que elevam o patamar e conceito de mochila como acessório de moda ou tecnologia (casos da linha Studio e Bad Hills).

História da Mochila

Concebida como um objeto indispensável, passando para um acessório prático e muito útil, tornou-se um adereço de moda bastante requisitado. De tamanho muito reduzido, pequenas ou grandes, elas vieram para ocupar um lugar determinante no canal streetwear/Lifestyle sem dúvida alguma!
E tu já escolheste a tua??

Author
Henrique Pereira