A Anita e o João Neto

October 30, 2015

Entrei no espaço e onde havia o maior foco de luz estavam dois artistas a ilustrar/pintar dois caiaques. 2014. Estava na Garagem das Artes do Festival Fusing, a convite da curadora Lara Seixo Rodrigues, e era o João "Capitão" Neto quem estava a desenhar um dos caiaques. O traço de grafismo americano da ilustração atraiu-me pela familiariedade de uma infância de entretenimento pelo Cartoon Network.
 
Anita e João Neto
Com 23 anos e natural de Aljezur o interesse pela ilustração surge desde muito cedo e de forma natural, por isso foi sempre muito claro que as artes visuais fariam parte da sua vida. Especializou-se nesta área até ao 12º, que complementou com a recentemente concluida licenciatura em Design no IADE. Enquanto ainda estava a tirar a licenciatura empreende em trabalhos fora do âmbito escolar estabelecendo uma identidade e portefólio artístico na ilustração.
 
É skater desde a primeira tábua aos nove anos e na adolescência começou a praticar surf pela influência natural de quem vive à beira-mar. Ainda hoje é surfista e inevitavelmente estas fortes influências culturais integram também o seu percurso profissional.
 
A irmã gémea foi quem o desafiou a explorar a fotografia, que acaba por adoptar como arquivo de inspirações em filme preto e branco. São registos da observação do seu envolvente para as suas ilustrações. “É uma caracterização da minha visão do que acontece à minha volta, bastante pessoal e com algum humor". A ligação da fotografia ao seu estilo de ilustração denota-se pelo uso dos contrastes do preto e branco e refere-me Robert Frank, Elliot Erwith, Ed Templeton, Stephen Shore e Lee Friedlander como uma constante na sua palete fotográfica de inspirações. As fotografias têm um objectivo muito delineado e desde o início que decidiu não as expôr digitalmente. Um dia estarão em paredes, levando-os à luz da janela do seu espaço de trabalho.
 
Usa a Internet como uma montra das suas ilustrações, mas destaca que estar ligado à Ementa SB foi algo que abriu várias portas e oportunidades para fazer trabalhos, como a participação na "The Thousand Words Campaign”, onde criou um grafismo com assinatura de artista para uma tábua de skate e esteve envolvido em toda a campanha, incluindo na produção das instalações. Outro projecto que destaca é a instalação em parceria com David Cabrita para o Cons Project Lisboa da Converse.
 
“Quando dei por mim ainda não tinha acabado a licenciatura e já tinha feito trabalhos para a Red Bull, Converse, Fuel TV e já estava associado à Vans e à Brixton pela Trsmssn como artista. Tive a sorte também de ter sido convidado pelo João Rei para ser um dos artistas da 3.ª edição do Sagres Surf Culture e de ter ganho um "call for artists" da Mistaker Maker e ter sido um dos artistas convidados do Festival Fusing 2014, que foi onde nos conhecemos.”
 
Agora sentados num banco dos jardins de Belém à luz do final de dia conta-me que a recordação mais longínqua da presença do desenho na sua vida é a de ver a mãe a desenhar o seu sonho em ser estilista e de desenhar com ela — e de acompanhar esta influência herdada do avô, que era alfaiate.
 
E quando lhe pergunto sobre o que deseja alcançar e como deseja posicionar-se no mundo das artes, a paródia que lhe é natural recua para dar lugar a um discurso tímido na partilha e a um João com objectivos certos e assertivos: estabelecer-se como artista plástico e quem sabe um dia expôr no Au Palais de Tokyo – centro de arte contemporânea em Paris. Nas artes plásticas, tanto na pintura como na ilustração indica-me Ed Templeton, Barry McGee, Margarett Killgalen, Raymond Pettiobon e Robert Crumb como fundações das suas influências. E, percorrendo um pouco o expólio destes artistas e compreendendo os trabalhos que o João tem desenvolvido, entende-se este complexo intelectual que se esconde atrás da imagem de um rapaz cheio de estilo e humor.
 
Neste momento tem sido o autor dos troféus para as etapas do Car Park Tour da Ericeira Surf Shop (um evento para o qual criou a identidade gráfica) e tem estado em preparações de uma exposição em nome próprio que ainda não tem data marcada. Fiquem atentos e se ainda não conhecem o trabalho do João Neto sugiro vivamente que sejam curiosos e cliquem aqui.
From Público





Also in News

House of Vans Paris
House of Vans Paris

December 13, 2017

....

The House of Vans finally reaches one of the world capitals of lifestyle and streetwear!
Paris will host a two-day pop-up event between 16 and 17 December and will be held in a secret location near the Rive-Gauche.

..

A House of Vans chega finalmente a uma das capitais mundiais do lifestyle e streetwear! 
Paris vai receber um evento Pop-up de dois dias entre 16 e 17 de Dezembro, sendo que vai acontecer num local secreto perto da Rive-Gauche.

..

 ¡La House of Vans llega finalmente a una de las capitales mundiales de la forma de vida y de la calle!
París recibirá un evento pop-up de dos días entre el 16 y el 17 de diciembre, y se llevará a cabo en un lugar secreto cerca de Rive-Gauche.

....

View full article →

Herschel Quilted Line..Herschel Linha Quilted..Herschel Linea Quilted
Herschel Quilted Line..Herschel Linha Quilted..Herschel Linea Quilted

December 07, 2017

....

For the Holiday 2017 Collection, Herschel has maintained the Quilted line, this line is always in demand by the brand fans!

With two Colorways available, the famous "Caramel" and also "Peacoat", what makes this line appealing and different from the classic Herschel is the fact that the Backpacks, Wallets and Headwear have quilted details with diamond-shaped seams. 

..

Para a Coleção de Holiday 2017, a Herschel manteve a linha Quilted, linha esta que tem sempre muita procura por parte dos fãs da marca!

Com duas Colorways disponíveis, a famosa “Caramel” e “Peacoat”, o que torna esta linha apelativa e diferente dos clássicos Herschel é o facto das Mochilas, Carteiras e Headwear terem pormenores alcochoados com costuras em forma de diamante.

..

Para la Colección de Holiday 2017, Herschel mantuvo la línea Quilted, línea esta que siempre tiene mucha demanda por parte de los fans de la marca!

Con dos Colorways disponibles, la famosa "Caramel" y "Peacoat", lo que hace que esta línea apelativa y diferente de los clásicos Herschel es el hecho de que las Mochilas, Carteras y Headwear tienen detalles alcanzados con costuras en forma de diamante.

Esta línea contempla "Best Sellers" como Little America o el Duffle Novel, pero también ofrece opciones más femeninas con la introducción de los modelos "xs" Dawson y Groove.

Para complementar las mochilas la línea Quilted también ofrece las carteras Johnny y Roy, así como Walt, Thomas y Network Large estas de nuevo, pensando en las niñas.

En el Headwear se presentan más que dos colorways (4 en este caso) Navy, Khaki, Caramel y Light Charcoal. Está representado por el 5Panel "Glendale" y el Bucket Hat "Lago Bucket".

....

View full article →

Christmas Campaign..Campanha de Natal..Campaña de Navidad
Christmas Campaign..Campanha de Natal..Campaña de Navidad

November 28, 2017

....

For this Christmas, Transmission.pt presents a Recycled Program to offer as a free gift for buys higher of 80 euros.

Herschel has made Eyewear bags and zipped cases from the backpack materials 
By this way Herschel this focus on reducing waste to reduce footprint.
The name of the Program is Herschel Supply Repurposed Program and it is aligned with the brand values.

..

O Transmission.com.pt este Natal juntamente com a Herschel apresenta uma programa de reciclagem para oferecer totalmente grátis ao seus seguidores para compras superiores a 80 euros.

A Herschel produziu bolsas para óculos e pequenas bolsas com zip a partir de pedaços de tecido de mochilas. 

..

Transmission.com.pt esta Navidad junto con Herschel presenta un programa de reciclaje para ofrecer totalmente gratis a sus seguidores para compras superiores a 80 euros.

Herschel ha fabricado bolsas para gafas y pequeñas bolsas con zip a partir de trozos de tejido de mochilas.

....

View full article →