A Anita e o João Neto

October 30, 2015

Entrei no espaço e onde havia o maior foco de luz estavam dois artistas a ilustrar/pintar dois caiaques. 2014. Estava na Garagem das Artes do Festival Fusing, a convite da curadora Lara Seixo Rodrigues, e era o João "Capitão" Neto quem estava a desenhar um dos caiaques. O traço de grafismo americano da ilustração atraiu-me pela familiariedade de uma infância de entretenimento pelo Cartoon Network.
 
Anita e João Neto
Com 23 anos e natural de Aljezur o interesse pela ilustração surge desde muito cedo e de forma natural, por isso foi sempre muito claro que as artes visuais fariam parte da sua vida. Especializou-se nesta área até ao 12º, que complementou com a recentemente concluida licenciatura em Design no IADE. Enquanto ainda estava a tirar a licenciatura empreende em trabalhos fora do âmbito escolar estabelecendo uma identidade e portefólio artístico na ilustração.
 
É skater desde a primeira tábua aos nove anos e na adolescência começou a praticar surf pela influência natural de quem vive à beira-mar. Ainda hoje é surfista e inevitavelmente estas fortes influências culturais integram também o seu percurso profissional.
 
A irmã gémea foi quem o desafiou a explorar a fotografia, que acaba por adoptar como arquivo de inspirações em filme preto e branco. São registos da observação do seu envolvente para as suas ilustrações. “É uma caracterização da minha visão do que acontece à minha volta, bastante pessoal e com algum humor". A ligação da fotografia ao seu estilo de ilustração denota-se pelo uso dos contrastes do preto e branco e refere-me Robert Frank, Elliot Erwith, Ed Templeton, Stephen Shore e Lee Friedlander como uma constante na sua palete fotográfica de inspirações. As fotografias têm um objectivo muito delineado e desde o início que decidiu não as expôr digitalmente. Um dia estarão em paredes, levando-os à luz da janela do seu espaço de trabalho.
 
Usa a Internet como uma montra das suas ilustrações, mas destaca que estar ligado à Ementa SB foi algo que abriu várias portas e oportunidades para fazer trabalhos, como a participação na "The Thousand Words Campaign”, onde criou um grafismo com assinatura de artista para uma tábua de skate e esteve envolvido em toda a campanha, incluindo na produção das instalações. Outro projecto que destaca é a instalação em parceria com David Cabrita para o Cons Project Lisboa da Converse.
 
“Quando dei por mim ainda não tinha acabado a licenciatura e já tinha feito trabalhos para a Red Bull, Converse, Fuel TV e já estava associado à Vans e à Brixton pela Trsmssn como artista. Tive a sorte também de ter sido convidado pelo João Rei para ser um dos artistas da 3.ª edição do Sagres Surf Culture e de ter ganho um "call for artists" da Mistaker Maker e ter sido um dos artistas convidados do Festival Fusing 2014, que foi onde nos conhecemos.”
 
Agora sentados num banco dos jardins de Belém à luz do final de dia conta-me que a recordação mais longínqua da presença do desenho na sua vida é a de ver a mãe a desenhar o seu sonho em ser estilista e de desenhar com ela — e de acompanhar esta influência herdada do avô, que era alfaiate.
 
E quando lhe pergunto sobre o que deseja alcançar e como deseja posicionar-se no mundo das artes, a paródia que lhe é natural recua para dar lugar a um discurso tímido na partilha e a um João com objectivos certos e assertivos: estabelecer-se como artista plástico e quem sabe um dia expôr no Au Palais de Tokyo – centro de arte contemporânea em Paris. Nas artes plásticas, tanto na pintura como na ilustração indica-me Ed Templeton, Barry McGee, Margarett Killgalen, Raymond Pettiobon e Robert Crumb como fundações das suas influências. E, percorrendo um pouco o expólio destes artistas e compreendendo os trabalhos que o João tem desenvolvido, entende-se este complexo intelectual que se esconde atrás da imagem de um rapaz cheio de estilo e humor.
 
Neste momento tem sido o autor dos troféus para as etapas do Car Park Tour da Ericeira Surf Shop (um evento para o qual criou a identidade gráfica) e tem estado em preparações de uma exposição em nome próprio que ainda não tem data marcada. Fiquem atentos e se ainda não conhecem o trabalho do João Neto sugiro vivamente que sejam curiosos e cliquem aqui.
From Público





Also in News

House of Vans
House of Vans

October 17, 2017

....

The House of Vans has been created with the purpose of bringing together the underground cultures, by putting in place a local where these urban tribes could get together. 

There are 3 House of Vans globally that brings the “ Off the Wall Spirit “, one in Brooklyn - NY, another in Chicago and in London for Europe.
Its very common to see Art exhibitions, Music Concerts, workshops and BMX and Skate sessions.

..

A House of Vans foi criada com o intuito de juntar todas as culturas “underground”, proporcionando um sítio onde estas tribos urbanas se pudessem encontrar para conviver.
Existem três House of Vans carregando o espirito “Off The Wall”, uma em Brooklyn - NY outra em Chicago, e na Europa em Londres. Normalmente são feitas exposições de Arte, concertos, workshops e sessões de Skate e BMX. 

..

The House of Vans fue creada con el fin de juntar todas las culturas "underground", proporcionando un sitio donde estas tribus urbanas se pudieran encontrar para convivir.
Hay tres House of Vans cargando el espíritu "Off The Wall", una en Brooklyn - NY otra en Chicago, y en Europa en Londres. Normalmente se hacen exposiciones de Arte, conciertos, talleres y sesiones de Skate y BMX.

....

View full article →

Herschel Voyage Line..Herschel Linha Voyage..Herschel Línea Voyage
Herschel Voyage Line..Herschel Linha Voyage..Herschel Línea Voyage

October 16, 2017

....

In additional of the Forecast Line, Herschel presents another subcategory in the Jackets line - The Voyage.
The Voyage it's a windbreaker line, resistant to the wind, lightweight and water resistant.
The material is nylon ripstopt and they can be stored in a small pocket that is specially included, that makes the line packable.

..

A par da linha Forecast, a Herschel apresenta outra novidade no Apparel, a linha Voyage, são casacos corta-vento bastante leves. Para além da sua inegável leveza e função de windbreaker estes casacos Herschel são também suficientes para enfrentar pequenos aguaceiros, produzidos em nylon (Ripstop) uma das grandes curiosidades e mais valias desta linha é o facto de os casacos poderem ser arrumados numa bolsa interna (quando vestidos fica no interior e não é visível) tornando-os Packables.

..

A la par de la línea de Forecast, Herschel presenta otra novedad en el vestuario, la línea Voyage, son chaquetas cortavientos bastante ligeras. Además de su innegable ligereza y función de windbreaker, estas abrigas Herschel también son suficientes para enfrentarse a pequeños aguaceros, producidos en nylon (Ripstop), una de las grandes curiosidades y más valiosas de esta línea es que las abrigas pueden ser arregladas en una bolsa interna (cuando vestidos se queda en el interior y no es visible) haciéndolos Packables.

....

View full article →

History of Vans..História da Vans..Historia de Vans
History of Vans..História da Vans..Historia de Vans

October 04, 2017

....

This story has begun 51 years ago, in 1966, when the Van Dorean brothers have decided to create in Anaheim city in California the Van Dorean Rubber Company 
This company was pioneer as the shoes were sold in someplace where they were made.

..

Esta história tem inicio à 51 anos atrás, decorria o ano de 1966 quando os irmãos Van Doren juntamente com dois sócios decidem criar na cidade de Anaheim, na Califórnia a Van Doren Rubber Company no dia 16 de Março situada no número 704 da east broadway, e logo aqui esta empresa começou a ser pioneira e a marcar a diferença pois fabricavam os ténis e vendiam-nos no mesmo local diretamente ao publico!

..

Esta historia se inició hace 51 años, transcurría el año 1966 cuando los hermanos Van Doren junto a dos socios deciden crear en la ciudad de Anaheim, en California la Van Doren Rubber Company el 16 de marzo situada en el número 704 del este de Broadway, y luego aquí esta empresa comenzó a ser pionera y marcar la diferencia pues fabricaban los tenis y los vendían en el mismo local directamente al público!

....

View full article →